LINHA DO TEMPO, CRONOLOGIA E EVENTOS
Epílogo - A Origem de um Nome.
Contos fabulosos de uma cidade chamada Gotham (um termo anglo-saxão que significa "Cidade do Bode") circularam oralmente desde o século XII. Essas histórias pouco lisonjeiras, impressas pela primeira vez no livro de 1565, "Os Contos Alegres de Homens Loucos de Gottam", descreviam seus cidadãos como tolos simplórios. Um livro posterior, “Os sábios de Gotham” mostraria a fachada de seus moradores como tolos para enganar um rei.
Em 1807, o famoso autor Washington Irving referenciaria o termo para ridicularizar as pessoas “importantes” e “tolas” de Manhattan, NY. Após o século XIX, Gotham tornou-se um conhecido apelido para a cidade de Nova York. O termo tornou-se estreitamente associado à arquitetura gótica, muitas vezes sombria, que envolve grande parte da Big Apple. Em 1940, não querendo usar diretamente a cidade de Nova York para a base de operações de Batman, o escritor Bill Finger decidiu em Gotham City (Batman # 4) depois de encontrar "Gotham Jewelers" em uma lista telefônica de Nova York. (Gotham: uma história da cidade de Nova York até 1898 por Edwin G. Burrows, Mike Wallace, páginas 12-14).
HISTÓRIA ANTEPASSADA
Tribo Miagani |
38.000 A.C. - Diz-se que Gotham City foi pré-destinada a uma fatalidade conturbada quando um bruxo do mal foi enterrado vivo sob o que hoje é conhecido como a ilha central de Gotham (na atual localização do edifício Breed). Muitos acreditam que sua essência maligna penetrou no solo, envenenando a terra com seu toque corrupto e gerando o espírito moderno da cidade.
Vários séculos antes dos exploradores europeus atravessarem o Atlântico, o local em questão era habitado por uma tribo nativa americana conhecida como Miagani (tradução: o povo do morcego). Diz a lenda que a tribo Miagani entrou em conflito com um xamã maligno chamado Blackfire. A tribo, incapaz de derrotar o xamã, prendeu-o em uma caverna e ergueu um totem para alertar os outros sobre o mal que se escondia por dentro.
SÉCULO XVII
Totem Blackfire |
1609 - 1615 - Relatos de desaparecidos e mortos se espalhavam entre as colônias próximas da caverna. Corpos eram encontrados esquartejados e rituais profânicos eram relatados por colonos e nativos que vagavam no meio da noite. Com o tempo foram se tornando cada vez menos recorrentes.
1635- Um mercenário norueguês, capitão Jon Logerquist, funda Gotham City O assentamento foi nomeado Forte Adolphus em homenagem Gustavus Adolphus, o grande general sueco.
1674- Depois os britânicos assumiram o controle do forte Adolphus e o renomeiam como povoado de Gotham City. Devido ao grande número de Bodes na região. - uma história que se assemelha à fundação de Nova York pelos holandeses (como Nova Amsterdã) e depois pela tomada dos britânicos. Durante a Guerra Revolucionária Americana, Gotham City foi o local de uma grande batalha (paralela à Batalha do Brooklyn na Revolução Americana). Rumores afirmavam que ele era o local de vários ritos ocultos.
SÉCULO XVIII
Edward Nigma possuído |
1774 - A cidade não era estranha ao mal, atraindo vários ritos ocultos. Jacob Stockman, Thomas Wayne (antepassado) e outros quatro, incluindo um jovem Thomas Jefferson, levam uma jovem para um porão com a intenção de sacrificá-la a uma entidade morcego. Esta cerimônia ressultou na libertação de tal entidade que vagou pela durante séculos, até que na era moderna um cidadão conhecido como Edward Nashton (Nigma) foi possuído temporariamente por essa entidade após enlouquecer estudando sobre tal período obscuro de Gotham City.
.
Doutor Gotham |
1778- Os cultos dos fundadores americanos envolvidos na convocação de um demônio não foram a única vez que Gotham se envolveu com ocultismo. Tais práticas eram cada vez mais recorrentes.
Tal fato se devia a influência sombria se espalhando à medida que Gotham evolui, uma criatura sombria de origem misteriosa se alimentava da malicidade e das práticas ocultas de Gotham City.
Esse ser dormiu por 40.000 anos sob a terra em que Gotham City foi construída. O caráter sombrio e muitas vezes amaldiçoado da cidade foi influenciado por esse antigo ser, que a séculos atrás foi enterrado vivo. Futuramente esse bruxo /demonio adotaria o nome de Doutor Gotham.
Darius Wayne |
Sir Nigel Cobblepot |
No lado oposto da Guerra Revolucionária Americana, Sir Nigel Cobblepot (ancestral de Oswald Cobblepot) lutou contra Gotham antes de eventualmente chamar a cidade de sua casa. (Seu descendente, Nathan, ascenderia ao status de herói no Norte durante a Guerra Civil Americana.).
1799 - Usando um grande terreno recompensado por seus esforços heróicos durante a guerra, Dario começou a construção na Mansão Wayne.
Coronel Nathan Cobblepot |
1861- Durante a Guerra Civil Americana, foi defendida por um ancestral de Oswald Cobblepot, lutando pelo Exército da União, o coronel Nathan Cobblepot, na lendária batalha de Gotham Heights.
SÉCULO XIX
Solomon Wayne |
Cyrus Pinkney |
1840 - Gotham passou por um grande planejamento urbano iniciado pelo juiz Solomon Wayne e um jovem arquiteto chamado Cyrus Pinkney. As novas estruturas viriam para definir o que muitos consideram o “Estilo Gotham”. De Gárgulas para assustar as pessoas no caminho da retidão até as bordas arredondadas para confundir seres malévolos e paredes espessas para trancar em virtude, Pinkney via seus projetos como um ser vivo que em si poderia lutar contra o mal.
Theodore Cobblepot |
Edward Elliot |
Tendo ganho sua fortuna na indústria siderúrgica, Theodore Cobblepot tornou-se o maior prefeito de Gotham. Décadas depois, seu tataraneto Oswald (vulgo Pinguim) tentaria o mesmo feito com muito menos sorte. Infelizmente, a fortuna da família Cobblepot mais tarde seria desperdiçada por seu filho e, em seguida, neto em um hotel sem sucesso.
Cameron Kane |
1881- Alan Wayne (ancestral de Bruce Wayne), Theodore Cobblepot (ancestral de Oswald Cobblepot) e Edward Elliot (ancestral de Thomas Elliot), são considerados os fundadores de uma nova Gotham pós guerra. Com a construção de três pontes chamadas Portas de Gotham, cada uma carregando um de seus últimos nomes. Edward Elliot ficou cada vez mais ciumento da popularidade e da riqueza da família Wayne durante esse período de tempo, um ciúme que se espalharia para seu tataraneto, Thomas Elliot, também conhecido como Silêncio. Uma quarta figura menos respeitável da cidade, Cameron Kane (descendente de Bruce Wayne) possuía a maior parte da terra do norte de Gotham (condado de Kane), uma área conhecida por sua natureza decadente.
Alan Wayne |
Corte dass Corujas |
1888 - Mais de 1.000 pés de altura, A Torre Wayne, o edifício mais alto de Gotham, e muitos outros edifícios foram encomendados por Alan Wayne. Devido às superstições, Wayne mandou o décimo terceiro andar “removido” em cada um de seus edifícios. O décimo terceiro andar seria depois descoberto como sede da elite secreta da sociedade, a Corte das Corujas.
Solomon Grundy |
1895 - Embora o novo visual de Gotham possa ter inspirado muito bem, o mal nunca foi muito longe. A lenda pode variar, mas o conto é bastante consistente para um milionário de Gotham sem escrúpulos que recebeu o nome de Cyrus Gold. Acredita-se ter tido um caso com uma jovem prostituta, Cyrus se recusou a ceder à chantagem quando ela tentou extorquir-lhe por dinheiro depois de engravidar de seu filho. Isso levou seu cafetão a espancar Cyrus com uma pá e jogar seu cadáver no pantano da matança. Os anos se passaram e o corpo de Cyrus Gold permaneceu imóvel no fundo do pântano, até que um dia ele retornou dos mortos para buscar vingança como Solomon Grundy!
As substâncias químicas rejuvenescedoras do Pantano da Matança também foram ligadas ao Poço de Lázaro mais comumente usado por Ra's al Ghul. Usando o poço, Ra conseguiu manter-se vivo por muitos anos. No entanto, a exposição a longo prazo ao poço leva a efeitos colaterais desestabilizadores.
No final do século, Gotham City, agora na vanguarda dos negócios e da indústria, também era um paraíso para a pobreza e a corrupção do governo. Solomon Wayne, o homem responsável por grande parte do sucesso financeiro de Gotham, morreu aos 104 anos, enquanto seu filho Alan continuou seu legado. As últimas palavras de Wayne foram uma reflexão sobre o rápido aumento das taxas de criminalidade de sua cidade:
“Eu queria bloquear o mal dos bairros e corações dos homens. Temo que, em vez disso, tenha dado os meios para estar trancada."
SÉCULO XX
Giuseppe Bertinelli |
1920 - Com as novas leis da Lei Seca sendo aplicadas, a venda ilegal de álcool tornou-se popular em Gotham, causando uma guerra de gangues por superioridade. Giuseppe Bertinelli tornou-se Don de Gotham depois de unir três das “Cinco Famílias” do crime atrás dele contra os outros dois. Isso levaria à corrupção entre os políticos e a força policial. Sua bisneta, Helena Bertinelli, mais tarde lutaria contra a corrupção como a Caçadora.
1940 - Alan Scott se muda para Gotham e se torna o super-herói, Lanterna Verde, depois de ser exposto a uma força mágica chamada Starheart. Ele assumiu vilões como o apostador e o mestre dos esportes. Ele uniu forças com outros super-heróis para se tornar um membro fundador da primeira Sociedade da Justiça da América. Seus vilões se juntariam a outros vilões para formar a primeira Sociedade de Injustiça.
1960 - Os planejadores da Gotham City começaram o desenvolvimento em uma rodovia subterrânea que ligaria ao metrô. O projeto mostrou-se muito caro e ficou inacabado sob as ruas de Gotham. Desde então, tornou-se um retiro para criminosos como Killer Croc.
Carmine Falcone |
Após os anos 60 - Thomas Wayne, pai de Bruce, levou seu filho e um jovem Tommy Elliot para Metropolis, onde os meninos testemunham um antigo aposentado Alan Scott / Green Lantern contra seu velho inimigo, Geada. Mais tarde, quando adultos, Wayne e Elliot viriam para a batalha como Batman e Hush.
O crime organizado tornou-se cada vez mais proeminente em Gotham com o passar dos anos. Embora muitas famílias criminosas tenham tentado fazer um nome para si na cidade, uma se destacou acima das demais, a família Falcone. Vincent Falcone uma vez trouxe seu filho moribundo, Carmine para a mansão de Thomas Wayne depois que ele foi baleado pelo líder da gangue rival, Luigi Maroni. Com um jovem Bruce Wayne assistindo, Thomas ajuda Carmine, sem saber que um dia aquele mesmo menino viria tomar o poder sobre o sindicato do crime da cidade.
Em uma noite trágica, deixando um teatro, os principais cidadãos de Gotham, Thomas e Martha Wayne foram mortos a tiros por um bandido chamado Joe Chill, enquanto seu filho Bruce assistia. Bruce cresceria para se tornar um com a noite, atacando vingança no coração de homens maus, ele se tornaria o Batman! Como dizem, o resto é história.